Caravana da Interiorização

Em Santa Maria, Tarso e ministro entregam viaturas e máquinas a prefeitos

Marcelo Martins

"

Durante o segundo e último dia da chamada Caravana da Interiorização, após passar por outros municípios da Região Central, ainda na sexta-feira, o governador do Estado, Tarso Genro (PT), cumpriu, neste sábado, agenda em Santa Maria. Ainda pela manhã, o chefe do Piratini esteve na sede do Centro de Referência em Economia Solidária, onde participou de um café da manhã com a irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança e integrante do Conselhão do Tarso.

No entanto, a agenda de maior repercussão estava reservada para a ida do governador ao campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): a doação de 36 motos para os comandos dos Batalhões Rodoviários Estaduais da Região Central (incluindo Santa Maria) e ainda a liberação de quatro viaturas para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que atenderão Santa Maria e a Região Central. Das mais de três dezenas de motos, sete delas deverão ficar com a Polícia Rodoviária Estadual que atende Santa Maria. As demais, em um primeiro momento, irão servir às demandas da Copa do Mundo. Após o fim do Mundial, as motos serão destinadas aos municípios contemplados. O ato ocorreu na sede da UFSM em frente ao prédio da Reitoria da instituição.

Logo depois, ainda na UFSM (no auditório do Centro de Ciências Rurais), o governador Tarso e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, anunciaram a liberação de máquinas, por meio do PAC 2, para 161 municípios gaúchos. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento agrário destinou 71 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba. O investimento atinge R$ 55 milhões. O maquinário contemplou cidades, com até 50 mil habitantes, que tem a sua economia baseada na agropecuária e na agricultura familiar.

Em sua fala, o governador Tarso destacou que o Rio Grande do Sul vive um momento de crescimento econômico e, principalmente, de inclusão social. Na mesma linha, o ministro Miguel Rossetto enfatizou que a presidente Dilma Rousseff tem se empenhado em atender às demandas do povo brasileiro sem descuidar dos gaúchos.

Prefeito de Santa Maria pede mobilização em torno do Pacto Federativo

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), aproveitou a presença do ministro Miguel Rossetto e do governador Tarso para pedir uma maior mobilização dos governos federal e estadual em torno do chamado Pacto Federativo, que nada mais é do que o acordo que rege as relações entre União e Estados.

_ É indispensável que se rediscuta o Pacto Federativo. É algo de interesse nacional. Os municípios aplicam de forma melhor os investimentos do que, propriamente, a União e os estados. E isso acontece é porque é no município onde as pessoas moram.

O ministro Miguel Rosseto e o governador do Estado disseram, em seus pronunciamentos, ao prefeito Schirmer que uma mudança do Pacto Federativo tem sido um compromisso da União e do Estado. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atropelamento deixa ciclistas em estado grave em Santa Maria

Próximo

Síndrome torna crianças e adultos insatisfeitos com tudo

Geral